A Enciclopédia Oficial do Centro Atleticano de Memória.
A Enciclopédia Galo Digital é um projeto do Centro Atleticano de Memória e ainda não foi lançado oficialmente por estar em fase de desenvolvimento. Em caso de dúvida a respeito de qualquer informação, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail contato@centroatleticanodememoria.com.br ou com a Assessoria de Imprensa do Clube Atlético Mineiro.
Destaque
No dia 9 de maio de 2009, deu-se o início a 39ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol, competição mais importante do país. Com a presença de 20 clubes, o Brasileirão deste ano permanece na fórmula de pontos corridos e conta com as principais forças do país. Campeão do primeiro Brasileirão, em 1971, o Galo vai em busca de seu segundo título nacional. O Glorioso possui campanhas históricas no Nacional, ficando entre os 4 melhores colocados em 14 oportunidades – perde apenas para o São Paulo, com 15. Além disso, já teve 5 artilheiros e 10 vezes a maior média de público. Confira o artigo do Brasileirão de 2009, clicando aqui.
O ano de 1950 ficará marcado eternamente na história do Clube Atlético Mineiro. Jogando até debaixo de neve, o Galo fez uma campanha vitoriosa nos campos de clubes do Velho Continente. O título simbólico de Campeão do Gelo marcou a era de hegemonia alvinegra nos gramados brasileiros. Clique aqui e confira um pouco mais desta história.
Com uma campanha irregular no Brasileirão de 2004, o Galo teve uma difícil missão de escapar da zona de rebaixamento na reta final da competição. A situação era complicada e se agravou com a perda do mando de campo por três partidas. Na partida contra o São Paulo no estádio Independência, o zagueiro do Tricolor Fabão foi atingido por uma pedra arremessada por um torcedor atleticano. Com isso, o Atlético enfrentou Criciúma, Flamengo e Paysandu fora de Belo Horizonte. A partida contra o clube carioca aconteceu no estádio Ipatingão e era considerada de 6 pontos, já que ambas as equipes brigavam para fugir da parte de baixo da tabela. Com uma atuação inesquecível de Alex Mineiro, o Galo aplicou uma goleada histórica de 6 a 1, tornando-se a maior na história deste confronto. Relembre um pouco mais deste jogo clicando aqui.
Com transmissão pela Internet e pelo Canal 14 da NET, a TV Galo é a primeira TV de um clube mineiro e uma das primeiras no país. Está presente em todos os eventos do Clube e na cobertura dos jogos do Atlético, seja no Mineirão ou fora de casa. O objetivo da TV Galo é proporcionar mais um canal de informação e estreitar o relacionamento com o torcedor.
A TV Galo é um produto da Central de Multimídia, juntamente com a Assessoria de Imprensa.
Começou no futebol como jogador, mas foi atuando como técnico que Telê Santana se tornou um dos maiores comandantes não só do Atlético, como do futebol brasileiro. Com humildade e muita sabedoria, suas características marcantes, chegou ao Galo ainda no início de sua carreira como treinador, em 1970, e já no ano seguinte conquistou um dos títulos mais importante da história do Atlético, o de Campeão Brasileiro em 1971. Além de trazer outros títulos importantes, foi o treinador que mais vezes esteve à frente da equipe alvinegra. Telê revelou jogadores fantásticos, como João Leite, Paulo Isidoro e Toninho Cerezo, além de lapidar o futebol de Reinaldo para ser um dos jogadores mais talentosos do mundo. Telê nos deixou em 2006, mas sua memória está imortalizada no futebol brasileiro e na história do Clube Atlético Mineiro. Entre as várias homenagens prestadas ao mestre, como era carinhosamente chamado, foi inaugurado no Hall do estádio Mineirão, em 2008, uma estátua de seu busto como homenagem ao brilhantismo do ex-treinador. Além do busto, a TV Alterosa, emissora de TV aberta mineira, criou em 2002 e promove anualmente uma premiação para os melhores jogadores do ano, com o nome do Mestre: Troféu Telê Santana. Um prêmio para os melhores jogadores, com o nome daquele que foi o melhor comandante do século. Clique aqui e conheça um pouco mais da história deste grande personagem da história do Galo.
Nos primeiros 28 jogos da temporada, o Atlético alcançou um aproveitamento de 71,42%, bastante superior ao do ano passado. Em 2008, com o mesmo número de jogos, a equipe atingiu a marca de 54,76%.
Contato
Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail contato@centroatleticanodememoria.com.br
ATENÇÃO: Já estamos corrigindo nosso conteúdo para adequar às novas mudanças do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que entraram em vigor em 01 de Janeiro de 2009.