Waldemar dos Reis Meirelles

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Revisão de 10h12min de 23 de janeiro de 2025 por Lucasaeg (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Meirelles
Informações pessoais
Nome completo Waldemar dos Reis Meirelles
Data de nasc. 31 de agosto de 1893 (131 anos)
Local de nasc. Cruzília , Brasil
Data de morte 1978
Local da morte Ribeirão Preto/SP, Brasil
Apelido(s)
Informações profissionais
Clube atual -
Posição Atacante
Revelado por Atlético (1912)
Total de jogos pelo Galo
Jogos 32
Gols 42
Estreia 30/03/1912 - Atlético 4 x 1 Acadêmico
Vitórias 22
Empates 3
Derrotas 7
Títulos Taça Bueno Brandão e Campeonato Mineiro 1915
Atualizado em 18 de janeiro de 2025


Biografia

Waldemar dos Reis Meirelles, nascido em 31 de agosto de 1893, conhecido como Meirelles, foi um atacante conhecido por ter sido o primeiro artilheiro e ídolo do Atlético.

Nascido em São Sebastião da Encruzilhada (atual Cruzília), no sul do Estado de Minas Gerais, Meirelles era filho do Coronel Christiano dos Reis Meirelles, também conhecido por ser um grande fazendeiro da região e de Blandina Norberta de Meirelles.

Nasceu em Cruzília (MG), à época chamada de São Sebastião da Encruzilhada ou, simplesmente, Encruzilhada. Filho de Christiano dos Reis Meirelles (14.11.1860 - 01.04.1944) e Blandina Norberta de Meirelles.

Seu pai foi um dos primeiros criadores de cavalos da raça mangalarga marchador, sendo o proprietário da Fazenda Angahy (hoje Angaí, e ainda pertencente à família Meirelles), ainda hoje premiada por seus animais.

Meirelles nasceu na própria fazenda, onde passou seus primeiros anos de vida, até ser enviado por seu pai ao Colégio dos padres de Batatais/SP (atual Colégio São José), que funcionava em regime de internato, e depois para São Paulo.

Após se formar no colégio, seguiu para fazer faculdade em Belo Horizonte, onde alguns familiares residiam, incluindo o prefeito da capital mineira, Olinto Meirelles.

Após concluir seus estudos, se mudou para a rua General Jardim, n. 118, em São Paulo, onde se casou com Blandina Pinto, na Paróquia de Nossa Senhora da Consolação. Ainda residiu em Batatais/SP, Santos/SP e em Ribeirão Preto/SP, onde faleceu ao final da década de 1970.

Pelo Galo, foi campeão do campeão mineiro de 1915 e da Taça Bueno Brandão.

Relatos

Mário (não há informação sobre qual, se Lott, Penna ou Neves), um amigo de Meirelles, e que conhecia o pessoal do Atlético, o convidou para participar de um treino do clube. Meirelles já havia jogado futebol em São Paulo, no Associação Atlética das Palmeiras, clube atualmente absorvido pelo São Paulo e demonstrava bastante intimidade com a bola nos pés.

Meirelles aceitou o convite de Mário e, na segunda-feira, se apresentou ao campo de terra batida para treinar com o 3º quadro do Atlético. Naquele primeiro teste, Meirelles marcou tantos gols que chegou a perder as contas. Ao final, foi chamado para treinar com o 1º quadro já no dia seguinte.

Já na terça-feira, brilhou novamente no treino com o 1º quadro do clube, marcando dois gols. A partir de então, integrou definitivamente o quadro principal, marcando outras duas vezes em seu primeiro jogo com a equipe.

Meirelles foi se destacando cada vez mais, chegando a anotar 5 vezes em uma só partida. Inclusive, chamou atenção do América, que tentou persuadi-lo a usar o uniforme verde. Contudo, a lealdade de Meirelles ao Atlético e a seus companheiros prevaleceu e o striker recusou o convite.

Em que pese a qualidade e estrela de Meirelles, nem todos os momentos foram de glória. Em uma partida contra um time formado por jogadores ingleses (os ingleses eram considerados os melhores jogadores daquele tempo, uma vez que o futebol já era profissional no país e amplamente difundido por lá), o Atlético sofreu uma derrota acachapante. Meirelles contava que foi a primeira vez que não balançou as redes em uma partida.

Naquele tempo, os campos eram divididos por vários times e, às vezes, recebiam dois ou até três partidas no mesmo dia. Durante a partida contra os ingleses, alguns italianos do Yale assistiam o jogo do Atlético para, depois, entrarem em campo. No decorrer do jogo, com os ingleses tomando conta da peleja, os atletas do time azul proferiram provocações contra os atleticanos, tendo Meirelles como vítima principal, uma vez que já era considerado a estrela do clube.

Após o término do jogo, enquanto os atleticanos saíam de campo, os italianos seguiram com as provocações e, Meirelles, com ódio por ter perdido a partida e por não ter marcado gols, partiu para cima dos atletas do Yale, iniciando uma briga generalizada que envolveu jogadores e espectadores. Nas palavras de Meirelles, ele saiu com um olho roxo, mas derrubou três italianos, se julgando vencedor da segunda peleja do dia.

Ficha Técnica

Nome: Waldemar dos Reis Meirelles
Posição: Atacante
Data de Nascimento: 31 de agosto de 1893
Local: São Sebastião da Encruzilhada

Curiosidades

  • Possuía uma fazenda de café em Batatais/SP, além de uma empresa que exportava sua produção, em Santos/SP, onde também morou.
  • Era conhecido por sua autoconfiança, sempre prometendo marcar gols.
  • De acordo com o que relatava, chegou a ser companheiro de ataque de Arthur Friedenreich enquanto jogava em São Paulo/SP. Não foi possível identificar, portanto, em qual clube os dois teriam atuado juntos.
  • Conseguiu a proeza de ser campeão mineiro e campeão paulista no mesmo ano, em 1915.

Carreira

A. A. Palmeiras - 1911
Atlético - 1912/1915
A. A. Palmeiras - 1915/1916
Batatais Football Club - 1916

Títulos

1911 - Taça Salutaris - A. A. Palmeiras
1914 - Taça Bueno Brandão - Atlético
1915 - Campeonato Mineiro - Atlético
1915 - Campeonato Paulista - A. A. Palmeiras

Fotos