João Fausto da Silva: mudanças entre as edições
Linha 2: | Linha 2: | ||
João Fausto da Silva, mais conhecido como '''Fausto''', atuou no Atlético nos anos de [[1973]] e [[1974]]. Com a camisa alvinegra, o ex-jogador fez 58 jogos e marcou 5 gols. | João Fausto da Silva, mais conhecido como '''Fausto''', atuou no Atlético nos anos de [[1973]] e [[1974]]. Com a camisa alvinegra, o ex-jogador fez 58 jogos e marcou 5 gols. | ||
Iniciou sua carreira nas categorias inferiores do Rodoviário e do São Cristóvão, ambos de Itabira. Seu futebol despertou o interesse de dirigentes do [[Valério-MG]], que o levaram para o juvenil do clube, onde chegou em fevereiro de [[1971]], então com 15 anos. Jogador de grande destaque e prodígio, profissionalizou-se um ano depois, com 16 anos. Disputou o [[Campeonato Mineiro 1972|Campeonato Mineiro]] daquele ano pelo [[Valério-MG]]. ''"Me sobressaí nos jogos contra as grandes equipes da Capital, fazendo com que todos eles procurassem obter informações sobre mim."'' Disse o jogador. | |||
Revelado pelo [[Valério-MG]], Fausto foi transferido para o [[Galo]] e logo considerado por uma junta médica incapacitado de jogar futebol, devido a problemas cardíacos. Encerrou prematuramente sua carreira aos 19 anos de idade, tornando-se um caso raro, por ser um dos primeiros jogadores a se aposentar em pleno desempenho de suas atividades. | Revelado pelo [[Valério-MG]], Fausto foi transferido para o [[Galo]] e logo considerado por uma junta médica incapacitado de jogar futebol, devido a problemas cardíacos. Encerrou prematuramente sua carreira aos 19 anos de idade, tornando-se um caso raro, por ser um dos primeiros jogadores a se aposentar em pleno desempenho de suas atividades. |
Edição das 16h40min de 26 de janeiro de 2009
Biografia
João Fausto da Silva, mais conhecido como Fausto, atuou no Atlético nos anos de 1973 e 1974. Com a camisa alvinegra, o ex-jogador fez 58 jogos e marcou 5 gols.
Iniciou sua carreira nas categorias inferiores do Rodoviário e do São Cristóvão, ambos de Itabira. Seu futebol despertou o interesse de dirigentes do Valério-MG, que o levaram para o juvenil do clube, onde chegou em fevereiro de 1971, então com 15 anos. Jogador de grande destaque e prodígio, profissionalizou-se um ano depois, com 16 anos. Disputou o Campeonato Mineiro daquele ano pelo Valério-MG. "Me sobressaí nos jogos contra as grandes equipes da Capital, fazendo com que todos eles procurassem obter informações sobre mim." Disse o jogador.
Revelado pelo Valério-MG, Fausto foi transferido para o Galo e logo considerado por uma junta médica incapacitado de jogar futebol, devido a problemas cardíacos. Encerrou prematuramente sua carreira aos 19 anos de idade, tornando-se um caso raro, por ser um dos primeiros jogadores a se aposentar em pleno desempenho de suas atividades.
O problema de saúde de Fausto foi constatado em 1975, numa bateria de exames de rotina normalmente feitos pelos clubes, após o retorno de férias de fim de ano. O resultado de seu eletrocardiograma apresentou algumas alterações cardiológicos. Decidiram então que Fausto deveria se submeter a exames mais rigorosos. Médicos chegaram à conclusão que o jogador tinha um bloqueio de ramo direito e foi detectado Machado Guerreiro positivo, referindo-se à doença de Chagas.
Com riscos de sofrer parada cardíaca a qualquer momento, foi então afastado pela diretoria do Atlético.
Com o passar dos anos, Fausto desafiou a medicina e continuou a jogar futebol em times amadores, chegando a ser um dos destaques da equipe de masters do Ferro-Brasileiro, de Caeté, aos 38 anos de idade.
Ficha Técnica
Nome: João Fausto da Silva
Posição: Meio-Campo
Data de Nascimento: 08 de Março de 1956
Local: Santa Maria-MG
Carreira
Valério-MG - ???
Atlético - 1973/1974