Réver Humberto Alves Araújo: mudanças entre as edições

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 13: Linha 13:
| altura            = 1,93 m
| altura            = 1,93 m
| peso              = 84 kg
| peso              = 84 kg
| atualclube        = {{BRAb}} {{MGb}} '''Atlético''' (''[[2019]]/[[2020]]'')
| atualclube        = {{BRAb}} {{MGb}} '''Atlético''' (''[[2019]]-atualmente'')
| revelado          = {{BRAb}} {{SPb}} [[Paulista-SP]] (''[[2004]]'')
| revelado          = {{BRAb}} {{SPb}} [[Paulista-SP]] (''[[2004]]'')
| ultclube          =  
| ultclube          =  

Edição das 17h21min de 4 de agosto de 2020

Réver
Informações pessoais
Nome completo Réver Humberto Alves Araújo
Data de nasc. 4 de janeiro de 1985 (39 anos)
Local de nasc. Ariranha-SP , Brasil
Altura 1,93 m
Peso 84 kg
Apelido(s) Réver
Informações profissionais
Clube atual Atlético (2019-atualmente)
Número 4
Posição Zagueiro
Revelado por Paulista-SP (2004)
Princ. clubes Atlético, Grêmio, Paulista e Sel. Brasileira.
Total de jogos pelo Galo
Jogos 238 (Lista de jogos)
Gols 26
Estreia Santos-SP 2 x 0 CAM - 22/08/2010
Vitórias 123
Empates 55
Derrotas 60
Títulos Campeonatos Mineiros de 2012 e 2013
Copa Libertadores da América de 2013
Recopa Sul-Americana de 2014
Copa do Brasil 2014
Atualizado em 3 de agosto de 2020


Biografia

Réver Humberto Alves Araújo, mais conhecido como Réver, é um zagueiro de futebol revelado nas categorias de base do Paulista de Jundiaí. No clube de São Paulo, atuou por quatro temporadas e conquistou a Copa do Brasil de 2005. Em 2007, o jogador foi emprestado ao Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos. Voltou ao Paulista na mesma temporada, mais acabou sendo negociado com o Grêmio. No tricolor gaúcho, Réver conquistou seu espaço e foi titular absoluto de 2008 até o início de 2010. O jogador despertou interesse do futebol alemão e foi negociado com o Wolfsburg da Alemanha por € 5 milhões. Entretanto, quase não atuou no Velho Continente e acertou sua volta ao Brasil no dia 19 de julho. A transferência para o Atlético foi confirmada através do twitter do presidente Alexandre Kalil[1][2][3][4]. Em sua apresentação, o jogador mostrou-se contente em voltar ao futebol brasileiro e comemorou a convocação para a Seleção Brasileira. "Estão acontecendo coisas que o jogador sempre sonha e estou feliz pela convocação, mas, primeiramente, muito feliz pela vinda para ao Atlético. O clube não mediu esforços para me trazer de volta ao futebol brasileiro, então, primeiramente, tenho que agradecer ao Atlético por ter aberto as portas para o meu retorno", disse o zagueiro. Após um mês do anúncio feito por Kalil, o jogador foi inscrito no BID e ganhou condições de jogo[5]. Em apenas 18 partidas no Brasileirão, o zagueiro se destacou e fez parte da lista dos melhores jogadores do torneio. Na disputa como o melhor zagueiro, Réver levou o Troféu de Prata[6], apenas superado pelo defensor Miranda, do São Paulo.

Em seu segundo ano pelo Galo, o zagueiro firmou na defesa do Galo e mesmo sem nenhum título na temporada, com altos e baixos no Campeonato Brasileiro, marcou 5 gols e venceu pela primeira vez a disputa do troféu de melhor zagueiro do país. Em Minas, levou com facilidade o Troféu Guará e o Troféu Telê Santana.

Na temporada de 2012, iniciou com vaias de alguns torcedores, em virtude da última derrota sofrida no ano de 2011 para o maior rival. Entretanto, não se abateu com as críticas e começou o ano em alta, fazendo boas exibições e garantindo seu primeiro título com a camisa do Atlético em maio. Na ocasião, o Galo bateu o América na decisão do Campeonato Mineiro de forma invicta e tendo em seu capitão a figura de melhor zagueiro do torneio. Ainda no 1° semestre, fez dupla de zaga com Rafael Marques, já que o até então titular Leonardo Silva, voltava de uma séria lesão. A partir da terceira rodada do Campeonato Brasileiro, os dois voltaram a fazer a dupla que ficou conhecida como Torres Gêmeas e se destacaram no cenário nacional. Ao todo, os dois marcaram 12 gols pelo Galo e foram premiados em todos os principais trofeus do país como a principal zaga do Brasil: Bola de Prata da Revista Placar, Troféu Craques do Brasileirão e Troféu Guará.

Ao final da competição, o jogador foi peça fundamental na conquista da vaga para a Copa Libertadores da América, além do vice-campeonato brasileiro. Dias após o término do Nacional, Réver deu entrevista afirmando que pensou em deixar o clube no início do ano pelas vaias de alguns torcedores. "Fui contestado, outros jogadores também, e fica muito difícil dar a volta por cima. Tem que ter estrutura da família, estar bem psicologicamente e graças a Deus tive capacidade para superar isso. Algumas coisas que acabaram falando. Até pensei em deixar o Atlético, mas esses desafios na vida da gente são sempre bons porque crescemos e fui feliz em ter ficado", afirmou o atleta[7].

Em sua melhor fase na carreira, o zagueiro inciou a temporada de 2013 afirmando que o Atlético tinha tudo para ser superior ao ano anterior e comemorou o auge com a camisa do Galo. "A diretoria conseguiu manter a base do ano passado e ainda trazer alguns reforços. Parece que ainda pode chegar mais alguém. A expectativa é que nesta temporada nós possamos chegar ainda mais longe do que em 2012. Com certeza vivo o melhor momento da minha vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Só tenho que agradecer a Deus, a minha família, meus amigos e todos que estão ao meu redor. 2012 realmente foi um ano mágico pra mim. Mas eu sou exigente. A intenção é que 2013 seja ainda melhor.", enfatizou o jogador[8].

O ano começou promissor para o zagueiro, que chegou a liderar a artilharia do Campeonato Mineiro por algums rodadas. No clássico contra o América no Independência, o zagueiro marcou 3 gols na goleada por 5 a 2, aproximando da marca de Luisinho, que anotou 21 gols na carreira pelo clube. O gol que igualou a marca do ex-jogador veio no empate contra o Tijuana no Independência. Após cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho, Réver só teve o trabalho de escorar a bola pro fundo do gol.

E parecia que o zagueiro já sabia o que o futuro preparava para o Atlético. O primeiro semestre foi de conquistas e alegria para a torcedor. Capitão do Galo, o zagueiro foi responsável por levantar a taça do 42° título estadual, a primeira no novo Mineirão. Além disso, foi dos braços do camisa 4 do Galo a incumbência de erguer o principal título da história centenária do alvinegro. Diante de 60 mil torcedores, Réver levantou a taça da Copa Libertadores da América após vitória nos pênaltis na decisão contra o Olimpia.

Em 2014, Réver conviveu com algumas lesões, e pouco jogou. Após participar do elenco que venceu a Copa do Brasil de 2014, o defensor deixou Belo Horizonte e acertou com o Inter. Depois de menos de duas temporadas defendendo o Colorado, Réver jogou pelo Flamengo, de 2016 até 2018.

No dia 27 de dezembro de 2018, o eterno capitão do Galo foi anunciado como reforço do clube para a temporada 2019.[9]

Seleção Brasileira

No dia 26 de julho, o zagueiro apareceu pela primeira em uma convocação da Seleção Brasileira[10][11]. Após integrar a primeira lista de Mano Menezes, o zagueiro voltou a ser lembrado no dia 23 de setembro, quando foi novamente chamado para dois amistosos em outubro[12]. Em 2011, o zagueiro voltou a ser lembrado para o superclássico entre o Brasil e a Argentina[13]. O jogador foi titular durante os 90 minutos e um dos destaques da partida, que terminou sem gols. No jogo da volta, voltou a ser chamado por Mano Menezes[14]. A convocação foi válida para os jogos contra a Argentina, Costa Rica e México. A primeira conquista com a amarelinha aconteceu em solo brasileiro. Com gols de Lucas e Neymar, a Seleção Brasileira venceu a Argentina no Mangueirão por 2 a 0 e venceu a competição, com Réver titular durante todo o jogo.

Já em 2012, atuou alguns minutos na goleada do Brasil sobre a Seleção Chinesa por 8 a 0 no Arruda e ficou no banco de reservas na vitória pelo placar mínimo contra a África do Sul no Morumbi[15]. Dias depois, voltou a ser lembrado por Mano Menezes e foi convocado para o Superclássico das Américas[16]. Titular nas duas partidas, assistiu de perto a vitória nos pênaltis no estádio La Bombonera e foi o responsável por erguer a taça do bicampeonato da Seleção.

No primeiro amistoso da Seleção Brasileira no novo Mineirão, a equipe ficou no empate por 2 a 2 com o Chile. Com ótima exibição, Réver marcou o seu primeiro gol com a camisa amarelinha e foi bastante elogiado pelo técnico Scolari e também pelo companheiro de zaga, Dedé[17]. O bom momento vivido com a camiseta do Atlético foi confirmado no dia 14 de maio. Em evento realizado em um hotel no Rio de Janeiro, o zagueiro foi convocado para a Copa das Confederações. Além dele, o jovem Bernard também foi chamado[18]. O camisa 4 do Galo estava dormindo e foi notificado pelo colega de grupo, Marcos Rocha. "Na verdade, eu estava descansando. Dia de folga a gente dorme até tarde. Mas tinha expectativa, aquelas ansiedade, um medo de não ser convocado. Acabei não acompanhando. Até que chegou a mensagem do Marcos Rocha me dando parabéns. Aí foi uma felicidade só. Fizemos a nossa bagunça. A felicidade é muito grande por ser convocado para uma Copa da Confederações no nosso país. Agora é procurar trabalhar ainda mais para corresponder ao treinador que depositou muita confiança, é tentar incomodar um pouquinho os jogadores que, provavelmente, vão ser titulares.", afirmou o jogador[19].

Ficha Técnica

Nome: Réver Humberto Alves Araújo
Posição: Zagueiro
Data de Nascimento: 4 de janeiro de 1985
Naturalidade: Ariranha-SP

Estatísticas

Ver artigo principal: Estatísticas de Réver pelo Atlético

Carreira

Paulista-SP - 2004/2007
Al-Wahda-EAU - 2007
Paulista-SP - 2007
Grêmio-RS - 2008/2010
Wolfsburg-ALE - 2010
Atlético - 2010/2014
Internacional-RS - 2015/2016
Flamengo-RJ - 2016/2018
Atlético - 2019


Seleção Brasileira - 2010/2012

Lista de jogos pela Seleção Brasileira

Multimídia

07/01/2018 - Apresentação:

27/12/2018 - Campeão da Libertadores, zagueiro Réver retorna ao Galo:

14/02/2019 - Meu Parça com Victor:

14/06/2019 - Réver 200 jogos:

Títulos

2005 - Copa do Brasil - Paulista-SP
2011 - / Superclássico das Américas - Seleção Brasileira
2012 - Campeonato Mineiro - Atlético
2012 - / Superclássico das Américas - Seleção Brasileira
2013 - Campeonato Mineiro - Atlético
2013 - Copa das Confederações - Seleção Brasileira
2013 - Copa Libertadores da América - Atlético
2014 - Recopa Sul-Americana - Atlético
2014 - Copa do Brasil - Atlético
2015 - Campeonato Gaúcho - Internacional-RS

Prêmios

2008 - 3° melhor zagueiro do Troféu Craques do Brasileirão - Grêmio-RS
2009 - 2° melhor zagueiro do Troféu Craques do Brasileirão - Grêmio-RS
2010 - 2° melhor zagueiro do Troféu Craques do Brasileirão - Atlético
2010 - Melhor zagueiro do Troféu Guará - Atlético
2010 - Melhor zagueiro do Troféu Telê Santana - Atlético
2011 - Melhor zagueiro do Troféu Globo Minas - Atlético
2011 - Melhor zagueiro do Troféu Craques do Brasileirão - Atlético
2011 - Melhor zagueiro do Troféu Guará - Atlético
2011 - Melhor zagueiro do Troféu Telê Santana - Atlético
2012 - Melhor zagueiro do Troféu Telê Santana - Atlético
2012 - Melhor zagueiro do Troféu Globo Minas - Atlético
2012 - Melhor zagueiro do Troféu Guará - Atlético
2012 - Melhor zagueiro do Troféu Craques do Brasileirão - Atlético
2012 - Bola de Prata da Revista Placar - Atlético
2012 - Vice-Campeonato Brasileiro - Atlético
2013 - Melhor zagueiro do Troféu Globo Minas - Atlético
2013 - Melhor zagueiro do Troféu Guará - Atlético
2013 - Melhor zagueiro do Troféu Telê Santana - Atlético

Ligações externas

Referências

  1. O ingresso é quarenta reais, mas o zagueiro Rever é do #Galo!, acesso em 19 de julho de 2010.
  2. Alexandre Kalil anuncia contratação do zagueiro Réver, ex-Grêmio, acesso em 19 de julho de 2010.
  3. Presidente do Atlético-MG anuncia ex-gremista, acesso em 19 de julho de 2010.
  4. Pelo twitter, Kalil diz que zagueiro Rever é jogador do Atlético-MG, acesso em 19 de julho de 2010.
  5. Zagueiro Réver é inscrito no BID da CBF e pode estrear contra o Santos, acesso em 20 de agosto de 2010.
  6. Réver recebe o Troféu de Prata no Prêmio Craque Brasileirão, acesso em 7 de dezembro de 2010.
  7. Réver revela que pensou até em deixar o Atlético, mas preferiu o desafio de ficar, acesso em 4 de janeiro de 2013.
  8. Réver confiante que Atlético superará campanha de 2012 nesta temporada, acesso em 4 de janeiro de 2013.
  9. Atlético-MG confirma a contratação de Réver, que assina contrato até o fim de 2021acesso em 27 de dezembro de 2018.
  10. Atlético tem Diego Tardelli e Réver convocados para a Seleção Brasileira, acesso em 23 de setembro de 2010.
  11. Diego Tardelli e Réver comemoram convocação para a seleção brasileira, acesso em 23 de setembro de 2010.
  12. Réver é convocado para a Seleção Brasileira, acesso em 23 de setembro de 2010.
  13. Réver é convocado para a Seleção Brasileira, acesso em 22 de setembro de 2011.
  14. Réver é novamente convocado para a Seleção Brasileira, acesso em 22 de setembro de 2011.
  15. Réver é convocado para a Seleção Brasileira, acesso em 4 de janeiro de 2013.
  16. Galo tem quatro convocados para o Superclássico das Américas, acesso em 4 de janeiro de 2013.
  17. Dedé se vê "na disputa" por vaga, mas elogia Réver: melhor do Brasil, acesso em 14 de maio de 2013.
  18. Copa das Confederações: Felipão chama Réver e Bernard, acesso em 14 de maio de 2013.
  19. Réver comemora convocação e estranha ausência de Ronaldinho, acesso em 14 de maio de 2013.