William Wilfred Larder Cuthbert

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Revisão de 15h19min de 20 de dezembro de 2023 por Lucasaeg (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
W. W. L. Cuthbert
Informações pessoais
Nome completo William Wilfred Larder Cuthbert
Data de nasc. 11 de março de 1888 (136 anos)
Local de nasc. Grimsby , Inglaterra
Data de morte 24 de maio de 1957
Local da morte São Paulo, Brasil
Apelido(s)
Informações profissionais
Clube atual -
Posição Lateral-direito
Revelado por Grimsby Town FC (1906)
Total de jogos pelo Galo
Jogos 4
Gols 2
Estreia
Vitórias 4
Empates 0
Derrotas 0
Títulos Campeonato Mineiro 1915
Atualizado em 08 de julho de 2023


Biografia

William Wilfred Larder Cuthbert, conhecido como W. W. L. Cuthbert, foi um futebolista inglês que jogou como defensor, atuando tanto como zagueiro, como lateral.

Nascido em Girmsby, no condado de Lincolnshire, na Inglaterra, Cuthbert iniciou sua carreira atuando pelo Grimsby Town FC no ano de 1906. Permaneceu no mesmo clube até o ano de 1909, quando se formou na faculdade da cidade, conquistando o diploma de química.

Depois de formado, Cuthbert conseguiu um emprego como professor na Chesterfield Grammar School, se transferindo para o Chesterfield FC a partir do ano de 1910. Logo em sua primeira semana treinando com a nova equipe, o lateral-direito titular do time, Emerson Maples, sofreu uma grave lesão que o afastou do futebol por dois anos. Dessa forma, a titularidade caiu no colo de Cuthbert, que não decepcionou e assegurou sua vaga até se desligar do clube.

O clube disputava a Midland League, liga semiprofissional de futebol, que contava com equipes como Lincoln City, Sheffield United, Sheffield Wednesday, Nottingham Forest e outras. O campeão da liga se tornava elegível para disputar, na temporada seguinte, a Football League (segunda divisão profissional inglesa).

Ainda na temporada de 1910/1911, Cuthbert se sagrou campeão da Midland League com o Chesterfield Town FC, garantindo uma vaga na segunda divisão profissional da Inglaterra. Contudo, por problemas financeiros, a diretoria do clube desistiu de disputar a competição, deixando a vaga para o Huddersfield Town (que havia sido o 5º colocado).

Na mesma temporada, o Chesterfield FC teve uma campanha de destaque na FA Cup, tendo sido Cuthbert titular em todos os jogos. Na terceira fase, venceram e eliminaram o favorito Bolton Wandereres, à época, uma equipe com todos os atletas profissionais e líder da Football League.

Na fase seguinte, enfrentaram o todo-poderoso Chelsea no famoso Stamford Bridge com mais de 40 mil pessoas. O clube de Londres venceu a partida por 4 a 1 e eliminou o Chesterfield FC. Porém, um dos jogadores do Chelsea, Vivian John Woodward, acumulava a função de gestor da Seleção Inglesa Amadora, que disputava torneios menores e diversos amistosos pela Europa.

Woodward (que também era jogador titular da Seleção Inglesa de profissionais, tendo conquistado as medalhas de ouro das Olimpíadas de 1908 e 1912, e detém um recorde de 29 gols em 23 jogos pela seleção), que havia gostado da partida de Cuthbert, o convocou para a Seleção Inglesa Amadora, para a disputa de três partidas no exterior, sendo uma na Espanha (jogando com o Atlético de Madrid), uma na Bélgica e outra na Alemanha.

Já no ano de 1912, Cuthbert teve que encerrar precocemente sua carreira nos campos ingleses em razão de uma grave lesão na cartilagem, continuando, porém, seu ofício de professor de química.

Após um experimento químico, no ano de 1913, Cuthbert foi envenenado por uma fumaça tóxica. Seus médicos o aconselharam a procurar trabalho em algum lugar com clima tropical para que pudesse respirar um ar mais puro e melhor qualidade. Cuthbert, então, decidiu se mudar para o Brasil.

Dessa forma, em 1913, o professor e lateral-direito desembarcou em São Paulo para assumir um cargo de professor titular no Colégio Anglo-Paulista, que funcionava em regime de internato e com aulas ministradas na língua inglesa. Logo que chegou na capital paulista, Cuthbert foi apresentado ao São Paulo Athletic Club, de onde se tornou sócio e jogador de futebol e de críquete. Naquele clube, Cuthbert se tornou amigo de Charles Miller, seu companheiro de partidas internas de críquete e de natação.

Já no ano de 1915, Cuthbert foi contratado para ser professor (ministrando aulas de química, canto e esportes) do recém-inaugurado Colégio Anglo-Mineiro, em Belo Horizonte. Essa nova instituição de ensino foi a primeira a oferecer aulas de educação física na nova capital mineira, e possuía um catálogo de ensino de natação, tênis e futebol, todas sob a supervisão de Cuthbert, que também era diretor do dormitório dos alunos com idade superior a 12 anos.

Passou a organizar partidas e até torneios internos no Colégio Anglo-Mineiro, quando os professores também podiam disputar as pelejas. Atuando como atacante, Cuthbert era chamado por seus alunos de "Fried", alusão ao já famoso atacante Arthur Friedenreich. Foi nesse período como professor do Colégio Anglo-Mineiro que Cuthbert se aproximou de atletas do Galo, passando a fazer parte do elenco campeão mineiro de 1915, junto com seu colega de profissão, H. S. Ross.

Vida pessoal

Cuthbert era filho de William Christopher Cuthbert (1858 - 1924), um comerciante de carvão e proprietário de uma frota de carroças, e da dona de casa Lucy Larder (1857 - 1912), ambos também nascidos em Grimsby, no nordeste da Inglaterra.

Foi casado com Marguerite Elsie Farlow e tiveram duas filhas nascidas em São Paulo: Maguerite Leslie Cuthbert (1927 - 2011) e Barbara Gwen Cuthbert (06/01/1919 - 27/09/1989). Seus netos e bisnetos atualmente residem no Estado da Flórida, nos Estados Unidos e não possuem mais qualquer vínculo com o Brasil.

Ficha Técnica

Nome: Willian Wilfred Larder Cuthbert
Posição: Lateral-direito
Data de Nascimento: 11 de março de 1888
Local: Grimsby, Lincolnshire, Inglaterra

Curiosidades

  • Foi o primeiro homem a quebrar a marca de 100 pontos na mesa de bilhar do São Paulo Athletic Club.
  • Em disputas amistosas internas no São Paulo Athletic Club e no Colégio Anglo-Mineiro, Cuthbert costumava jogar de centroavante, sendo reconhecido por amigos e alunos como um exímio goleador.
  • Prestou serviço de consultoria para reorganização da administração do América.
  • Foi convocado outras duas vezes para a Seleção Inglesa Amadora, para partida amistosa contra a França (em Paris) e pela Easter Cup contra a Alemanha e Holanda, em Londres, no estádio de Wembley.

Carreira

Grimsby Town FC - 1906/1909
Chesterfield FC - 1909/1913
São Paulo Athletic Club - 1913/1914
Atlético - 1915/1916

Títulos

1906 - Lincolnshire Senior Cup - Grimsby Town
1909 - Lincolnshire Senior Cup - Grimsby Town
1911 - Midland League - Chesterfield FC
1915 - Campeonato Mineiro - Atlético

Bibliografia

  • The Cestrefeldian (jornal da faculdade de Chesterfield Town) - 1908 - 1966
  • Chesterfield FC archive
  • Livro "Balão Cativo" - Pedro Nava
  • The Cambridge Review - Volume 32 - Página 401
  • The Schoolmasters' Yearbook & Educational Directory, Reference Book of Secondary and University Education in England and Wales, 1922
  • 100 Jahre DFB: die Geschichte des Deutschen Fussball-Bundes, Wolfgang Niersbach, Deutscher Fussball-Bund, 1999, página 24