Antônio das Graças Braz
Biografia
Antônio das Graças Braz, mais conhecido como Totonho, foi atacante do Galo no início da década de 1970. Em 47 jogos, marcou 18 gols com a camisa alvinegra.
Natural de Belo Horizonte, Totonho começou jogando futebol em peladas de bairro até ser descoberto pelo Villa Nova-MG. Em 1973, chegou ao Atlético para assinar seu primeiro contrato como profissional. De origem pobre, Totonho cursou somente até a terceira série primária no colégio. Sem instrução e orientação, o jogador depositava todo o dinheiro que ganhava nas mãos do ourives Noé Veloso, pessoa de sua confiança.
Dono de um excelente futebol, Totonho foi então levado para o Santos-SP, onde teve a oportunidade de treinar junto com o Pelé. Do Santos-SP foi transferido para o Sport-PE. Já bastante conhecido no certame nacional, surgiu a oportunidade de ir jogar no exterior, no Monterey, do México.
A partir de então, iniciou-se um drama na vida do jogador. Sua primeira mulher foi até o México, pegou o dinheiro que o jogador havia recebido em contrato e nunca mais apareceu. Quando voltou ao Brasil, teve a notícia que Noé Veloso havia falecido e não tinha como o jogador resgatar o dinheiro. O craque ficou na miséria, viciou-se no álcool e no fumo, além de receber a notícia que estava inválido para o futebol por ter um problema no fêmur que o levou a mancar.
A convite do jogador João Leite, aceitou participar de um culto evangélico. Usando sua fé, Totonho conseguiu livrar-se dos vícios e ter novamente um emprego.
Ficha Técnica
Nome: Antônio das Graças Braz
Posição: Atacante
Data de Nascimento: 23 de Setembro de 1950
Naturalidade: Belo Horizonte-MG
Carreira
Villa Nova-MG - ???
Atlético - 1973/1974
Santos-SP - ???
Monterey-MEX - ???