Antônio das Graças Braz

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar

Biografia

Antônio das Graças Braz, mais conhecido como Totonho, foi atacante do Galo no início da década de 1970. Em 47 jogos, marcou 18 gols com a camisa alvinegra.

Natural de Belo Horizonte, Totonho começou jogando futebol em peladas de bairro até ser descoberto pelo Villa Nova-MG. Em 1973, chegou ao Atlético para assinar seu primeiro contrato como profissional. De origem pobre, Totonho cursou somente até a terceira série primária no colégio. Sem instrução e orientação, o jogador depositava todo o dinheiro que ganhava nas mãos do ourives Noé Veloso, pessoa de sua confiança.

Dono de um excelente futebol, Totonho foi então levado para o Santos-SP, onde teve a oportunidade de treinar junto com o Pelé. Do Santos-SP foi transferido para o Sport-PE. Já bastante conhecido no certame nacional, surgiu a oportunidade de ir jogar no exterior, no Monterey, do México.

A partir de então, iniciou-se um drama na vida do jogador. Sua primeira mulher foi até o México, pegou o dinheiro que o jogador havia recebido em contrato e nunca mais apareceu. Quando voltou ao Brasil, teve a notícia que Noé Veloso havia falecido e não tinha como o jogador resgatar o dinheiro. O craque ficou na miséria, viciou-se no álcool e no fumo, além de receber a notícia que estava inválido para o futebol por ter um problema no fêmur que o levou a mancar.

A convite do jogador João Leite, aceitou participar de um culto evangélico. Usando sua fé, Totonho conseguiu livrar-se dos vícios e ter novamente um emprego.

Ficha Técnica

Nome: Antônio das Graças Braz
Posição: Atacante
Data de Nascimento: 23 de setembro de 1950
Naturalidade: Belo Horizonte-MG

Carreira

Villa Nova-MG - ???
Atlético - 1973/1974
Santos-SP - [1975]]/1976
Sport-PE - 1977/1978
Monterey-MEX - ???

Partidas Disputadas

Ano 1973

Ano 1974

Títulos