A Enciclopédia Oficial do Centro Atleticano de Memória.
A Enciclopédia Galo Digital é um projeto do Centro Atleticano de Memória e ainda não foi lançado oficialmente por estar em fase de desenvolvimento. Em caso de dúvida a respeito de qualquer informação, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail contato@centroatleticanodememoria.com.br ou com a Assessoria de Imprensa do Clube Atlético Mineiro.
Destaque
No dia 9 de maio de 2009, deu-se o início a 39ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol, competição mais importante do país. Com a presença de 20 clubes, o Brasileirão deste ano permanece na fórmula de pontos corridos e conta com as principais forças do país. Campeão do primeiro Brasileirão, em 1971, o Galo vai em busca de seu segundo título nacional. O Glorioso possui campanhas históricas no Nacional, ficando entre os 4 melhores colocados em 14 oportunidades – perde apenas para o São Paulo, com 15. Além disso, já teve 5 artilheiros e 10 vezes a maior média de público. Confira o artigo do Brasileirão de 2009, clicando aqui.
1970 - Gutemberg, volante que defendeu o Galo de 1995 até 1997. Em 99 jogos, o jogador não marcou gols, mas conquistou 3 títulos com a camisa alvinegra.
Morreram nesse dia...
Eventos...
1999 - Estreia de Guilherme com a camisa do Galo. Na ocasião, o alvinegro bateu o Gama por 2 a 0.
O ano de 1950 ficará marcado eternamente na história do Clube Atlético Mineiro. Jogando até debaixo de neve, o Galo fez uma campanha vitoriosa nos campos de clubes do Velho Continente. O título simbólico de Campeão do Gelo marcou a era de hegemonia alvinegra nos gramados brasileiros. Clique aqui e confira um pouco mais desta história.
No dia 03 de setembro de 1969, o Atlético fez um amistoso de luxo no Mineirão, encarando a Seleção Brasileira. Comandada por Pelé, Tostão, Jairzinho, Carlos Alberto e cia, a seleção canarinho veio até Belo Horizonte - meses antes da conquista do Tri - para desafiar um dos grandes clubes brasileiros. O Galo, vestindo uniforme nas cores vermelha e branca, da FMF, entrou com força máxima e não decepcionou o público superior a 70 mil no estádio. O placar de 2 a 1 favorável ao Galo foi a única derrota dessa Seleção, que para muitos, foi a melhor de todos os tempos. Clique aqui e confira um pouco mais desse artigo.
Com transmissão pela Internet e pelo Canal 14 da NET, a TV Galo é a primeira TV de um clube mineiro e uma das primeiras no país. Está presente em todos os eventos do Clube e na cobertura dos jogos do Atlético, seja no Mineirão ou fora de casa. O objetivo da TV Galo é proporcionar mais um canal de informação e estreitar o relacionamento com o torcedor.
A TV Galo é um produto da Central de Multimídia, juntamente com a Assessoria de Imprensa.
Natural de Lagoa Prata, cidade a 211 km da capital de Minas Gerais, Gilberto Silva é considerado um dos principais jogadores da história do Galo. Revelado nas categorias de base do América-MG, o jogador participou da conquista do título do Brasileirão Série B de 1997 pelo clube alviverde. No ano de 1999, chegou ao Atlético com a missão de comandar o meio-campo alvinegro. Ao lado de jogadores consagrados, foi conquistando seu espaço, e consequentemente, o apoio da torcida. Em pouco tempo, era praticamente intocável na equipe titular do Galo. Seu primeiro gol com a camisa alvinegra aconteceu no dia 26 de Abril de 2000, na vitória por 4 a 1 sobre o Ipatinga-MG. Em 95 jogos pelo Atlético, marcou 8 gols e conquistou o título do Campeonato Mineiro de 2000. No ano de 2001, passou a ser convocado com frequência para a Seleção Brasileira e participou da bela campanha na Copa do Mundo de 2002, quando a equipe conquistou o Pentacampeonato. Em seguida, foi vendido ao Arsenal, da Inglaterra. Com a camisa 19 do clube londrino, permaneceu até o início de 2008, quando foi negociado com o Panathinaikos, da Grécia. Titular da Seleção Brasileira, o jogador é homem de confiança do técnico Dunga. Para conhecer um pouco mais do jogador, clique aqui.
Nos primeiros 39 jogos da temporada, o Atlético alcançou um aproveitamento de 68,37%, bastante superior ao do ano passado. Em 2008, com o mesmo número de jogos, a equipe atingiu a marca de 49,57%.
Comandando a equipe do Atlético, o técnico Celso Roth tem um retrospecto excelente. Em 55 partidas, venceu 31, empatou 15 e perdeu apenas 9. Com isso, chega a quase 65% de aproveitamento.
ATENÇÃO: Já estamos corrigindo nosso conteúdo para adequar às novas mudanças do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que entraram em vigor em 01 de Janeiro de 2009.