Pela sétima vez em sua história, o Atlético participará da Copa Libertadores da América. A primeira vez ocorreu em 1972, quando o clube conquistou o direito após ser o Campeão Brasileiro do ano anterior.
Em 55 jogos na história, o Atlético conquistou 23 vitórias, empatou em 19 ocasiões e perdeu apenas 11. O atacante Jô é o maior artilheiro do clube no torneio, com 11 gols marcados.
1942 - Toninho, atacante de futebol que defendeu o Atlético de 1960 até 66. Com a camisa do Galo, marcou 38 gols em 118 partidas. Além disso, conquistou o Estadual em 1962.
1953 - Levir Culpi, um dos principais treinadores da história do Galo. No comando do clube, foram 175 partidas e três títulos conquistados.
1973 - Amaral, volante com curta passagem pelo Atlético. No ano de 2005, atuou em 26 partidas e não marcou gols.
Morreram nesse dia...
Eventos...
1904 - Fundação do Sport Lisboa e Benfica, equipe tradicional da cidade de Lisboa, Portugal. Em seus jogos no estádio da Luz, uma águia (mascote da equipe) recepciona os jogadores quando entram em campo.
Capa do jornal Estado de Minas de 27 de novembro de 2014. Crédito: Divulgação
Nos dias 12 e 26 de novembro de 2014, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira vez na história dos clássicos em uma decisão de torneio nacional. Após eliminar Palmeiras, Corinthians e Flamengo, o Galo fazia duelo com seu rival, que teve um caminho mais tranquilo ao bater Santa Rita de Alagoas, ABC de Natal e Santos. Na primeira partida no Independência, o Atlético sobrou em campo e venceu com facilidade por 2 a 0. Na decisão no Mineirão, mesmo com a maioria de torcedores do Cruzeiro, o Galo se impôs e venceu novamente, desta vez por 1 a 0. Na história dos confrontos em torneios nacionais, o Atlético venceu o Cruzeiro em todas oportunidades e sem perder nenhuma partida. Clique aqui e relembre a trajetória do alvinegro no torneio.
O Atlético se sagrou campeão da Copa do Brasil 2014 ao vencer o Cruzeiro pela quarta vez na temporada, desta vez pelo placar de 1 x 0, no segundo jogo da final.
O clássico foi disputado na noite desta quarta-feira, no Mineirão, que viu a quarta volta olímpica alvinegra desde a sua reinauguração.
O gol do título histórico foi marcado pelo artilheiro Diego Tardelli.
Com a conquista nacional, o Galo assegurou vaga na Copa Libertadores da América de 2015, confirmando sua terceira participação seguida na principal competição do continente.
Revelado pelo América-MG em 1975, Éder Aleixo se transferiu para o Grêmio-RS. Pouco tempo depois, veio ao Atlético, seu time do coração, numa troca envolvendo o meia Paulo Isidoro. Éder se tornou um grande ídolo da Massa atleticana e foi convocado várias vezes para a Seleção Brasileira, chegando a participar da Copa do Mundo de 1982. Pelo Galo, Éder atuou em 368 jogos e marcou 122 gols. Clique aqui e conheça um dos maiores jogadores da história do alvinegro.
➜ O atacante Reinaldo possui a melhor média de gols de um artilheiro do Campeonato Brasileiro. Em 1977, o ex-jogador marcou 28 gols em 18 jogos, média de 1,55 por partida.
➜ O Atlético é o único clube de Minas Gerais a disputar uma competição profissional organizada pela FIFA.
➜ No dia da morte de seu pai, o atacante Ubaldo pediu para atuar em um clássico mineiro. O Galo bateu o Cruzeiro naquela ocasião.
➜ Ronaldinho Gaúcho é o único jogador do planeta a conquistar: Copa do Mundo, UEFA Champions League, Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana e o troféu de melhor jogador do mundo.
Contato
Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail contato@centroatleticanodememoria.com.br